Vantagens e desvantagens da linguagem JAVA
Se você quer saber como programar, é essencial conhecer informações básicas a respeito das linguagens mais conhecidas e utilizadas atualmente. Por isso você deve conhecer as vantagens e desvantagens da linguagem Java.
Criada no ano de 1995 por James Gosling, quando ele atuava na empresa Sun Microsystems, atualmente é propriedade da Oracle, essa linguagem foi ganhando popularidade e atualmente é muito utilizada em vários projetos envolvendo programação.
Os passos iniciais para a criação da linguagem Java foram efetuados em 1991, quando a equipe da Sun Microsystems começou os primeiros projetos de uma linguagem voltada para a orientação de objetos.
Java e as suas características
A linguagem é orientada para objetos. Ou seja, todos os elementos inseridos nela são chamados de objetos que interagem entre si.
A sintaxe que é utilizada na linguagem Java possui semelhanças com outra famosa linguagem de programação, que é a C++, porém com características mais simplificadas.
Na linguagem Java os códigos são escritos dentro de uma determinada classe, sendo que todos os elementos são chamados de objetos. Daí o fato da linguagem ser voltada para a orientação de objetos.
Quando ela foi concebida, o principal propósito dessa linguagem era ser simples e de fácil assimilação. Podendo ser utilizada também por programadores ainda iniciantes.
Além disso ela traz uma característica muito importante: é uma linguagem multiplataforma. Desse modo, ela possui a capacidade de rodar em diferentes sistemas, tais como o Windows, o Linux e o Android.
Essa linguagem também possui ferramentas que possibilitam desenvolver várias aplicações, a tornando bastante versátil e intuitiva. Entre essas ferramentas vale destacar:
- Junit, que atua na criação de testes unitários.
- Spring, que permite a chamada inversão de controle.
- Log4j, que tem o objetivo de facilitar a criação de logs.
Leia também: “Emprego como desenvolvedor: checklist prático”
As vantagens da linguagem Java
A linguagem Java conta com características que conferem uma série de vantagens, tornando o ato de programação mais fácil e eficiente. Entre os principais benefícios dela, convém mencionar:
Linguagem Multi-Threaded
Graças a essa característica, a linguagem Java apresenta capacidade para suportar processamentos múltiplos. Isso facilita bastante o trabalho de programação.
Criação de aplicativos
Ao utilizar Java, é possível criar aplicativos para dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets. Em uma época em que tais dispositivos são comuns, essa linguagem ganha muita relevância.
Criação de jogos
E quando o assunto são games, essa linguagem também demonstra ser importante. A linguagem Java conta com recursos que facilitam muito a concepção dos mais variados tipos de jogos. Essa capacidade existe pelo fato de que ela consegue controlar a complexidade dos programas.
Leia também: “Freelancer: como começar em TI”
Comunidade grande
A linguagem Java conta com um bom suporte, pois possui uma comunidade formada por vários usuários que trocam informações e interagem entre si, sanando dúvidas e dando sugestões.
Hoje em dia é possível contar com vários fóruns, grupos em redes sociais, vídeos tutoriais, bem como eventos realizados com o intuito de estudar mais as possibilidades que essa linguagem oferece.
Gratuidade
A linguagem Java é “free”, assim como possui ambientes de produção que também são gratuitos, tais como o Eclipse, o Jcreator e o Netbeans.
Utilização
Alguns exemplos que apontam onde a linguagem Java é utilizada podem ser algumas instituições financeiras do Brasil. Além disso, determinados sites do governo federal fazem uso de Java.
As desvantagens da linguagem Java
Apesar de apresentar vantagens nítidas e vários aspectos, essa linguagem também traz alguns poucos pontos que não são tão vantajosos para os programadores. Entre eles é possível citar:
Processamento numérico
Essa linguagem apresenta algumas demandas rígidas quando o assunto se refere ao bom funcionamento dos seus tipos numéricos. Por causa disso, a aplicação de pontos nos processadores pode se tornar mais lenta.
Leia também: “SOLID: seu código mais limpo”
Pré-compilação
O processo de pré-compilação da linguagem Java demanda mais tempo, fazendo com que os programas apresentem um pouco de lentidão durante o seu processo de carregamento.
Esse problema pode ser verificado essencialmente em computadores pessoais.
A diferença entre JavaScript e Java
Em determinados casos as pessoas confundem a linguagem Java, criada por James Gosling; com a linguagem JacaScript, criada por Brendan Eich, no final de 1995.
A linguagem JavaScript foi concebida para ter algumas semelhanças com a Java, porém com um formato mais dinâmico, com o intuito de funcionar como uma linguagem acessível para a construção de páginas na web.
É possível afirmar ainda que a JavaScript é utilizada para acrescentar funcionalidades nas páginas, propiciando o uso de alguns efeitos especiais e até mesmo validação de formulários.
Conclusão
Quando você for se aventurar no mundo da programação, é bom já ter uma prévia noção da importância e da capacidade da linguagem Java.
E se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar essas informações entre os seus contatos, principalmente com aquele amigo que pretende ser um programador.